• ptpt
  • eses
  • enen
  • segunda edição – convocatória

    ⏈ 3G@ 2015
    entreMeiosRurais
    eletro-mecânicas e circuitos integrados
    em rede [on~off]

    vale_do_paraiba_trilha_do_ouro_rural.scapes_laboratorio_em-recidencia_fazenza_santa_teresa

    rural.scapes – laboratório em residência é um programa de residência rural que tem como foco a pesquisa, articulação, reflexão, práticas transdisciplinares artísticas e produção crítica em um ambiente rural produtivo.

    Desde a primeira edição em 2014, o programa rural.scapes – laboratório em residência oferece como elemento principal de pesquisa e criação o Ambiente Rural Local, abrindo diálogos e estimulando a criação de leituras, intervenções, espaços de compartilhamento e possíveis trânsitos-conexões-rupturas-integrações com este território específico, reconhecendo que o próprio laboratório em residência é uma intervenção com implicações locais. Consideramos as dinâmicas sociais, assim como os recursos naturais da região, como um patrimônio-chave na formação de três estados brasileiros [São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro], apontando, deste modo, um contexto historicamente formador da identidade e modo de vida do sudeste brasileiro.

    rural.scapes – laboratório em residência ⏈ 3G@ 2015 promove o desenvolvimento de propostas relacionadas à pesquisa e criação de obras e intervenções através de ‘entreMeios Rurais’, definidos a partir do uso e conhecimento das tecnologias pré-existentes na roça. Esta cultura rural, tradicionalmente baseada na construção de ferramentas e tecnologias para garantir a sobrevivência auto-sustentada, agora poderia ser reconhecida ou confundida com a cultura do DIY (Faça Você Mesmo). Mas à diferença do DIY, a transmissão e intercâmbio destes conhecimentos representam um valor de negociação, que condicionam e desenham as dinâmicas sócio-ambientais locais.

    Neste edição, rural.scapes – laboratório em residência
    ⏈ 3G@ 2015  entreMeios Rurais, eletro-mecânicas e circuitos integrados em rede (on~off) 
    selecionará projetos em diversos suportes tecnológicos, analógicos e/ou digitais, onde a técnica, arte e o ofício do fazer a mão constroem ensaios à partir da relação com a ‘tecnologia’, considerada aqui como um conjunto de conhecimentos técnico-científicos.

    Serão priorizadas propostas baseadas na transformação do uso de ferramentas [eletro-mecânicas], processos, materiais e/ ou infra-estruturas locais [circuitos integrados], criando relações entre os contextos local e global [em rede on line ~ off line], considerando o território específico da residência como base para seu desenvolvimento.