DUO b (Marcelo Bressanin e Pedro Ricco)
DDP – Diferença de Potencial é uma instalação sonora inédita desenvolvida pelo DUO b a partir da pesquisa em torno dos circuitos hídricos da região de São José do Barreiro.
Observando as características do relevo e dos sistemas hídricos locais, bem como técnicas atuais ou históricas para armazenamento, distribuição e uso da água, em contextos urbanos ou rurais, os artistas construiram uma instalação sonora empregando materiais da região. Sons locais foram manipulados por meio de sistemas eletrônicos e/ou digitais, em função da pesquisa realizada.
“O DUO b – Marcelo Bressanin e Pedro Ricco – trabalhou na construção da escultura sonora DDP (diferença de potencial) que transplantava o sistema hídrico da região em um micro espaço da Fazenda Santa Teresa. Canaletas de bambu funcionaram como leitos dos rios e como representação do relevo da região. Ao redor, foram instalados 10 amplificadores com diferentes sons que compunham uma paisagem sonora a partir das especificidades do local. Em um primeiro olhar, questionei por que tal trabalho não seria uma instalação na medida em que propunha uma espacialização sonora e uma vivência do público em seu interior. Mas, aos artistas interessava o ato de esculpir, no qual pontos sonoros específicos são modelados (e que podem ser percebidos pelo desenho plástico e pela mixagem do som). E, ainda, essa ação escultórica tratava da imersão dos próprios corpos dos artistas, que saíram do estúdio e do computador. Antes das captações e mixagens, foi necessário a experiência física de descoberta e ativação de materiais e ferramentas para a construção da estrutura de bambu. Ou seja, o ato de esculpir, no sentido literal, estava ali nas experiências de Marcelo e Pedro com o entorno rural. Por outro lado, durante a vivência na residência, também emergiu que rural.scapes não estava tão isolado da situação urbana. As contaminações entre São José do Barreiro e Areias (cidades entre as quais a Fazenda Santa Teresa se insere) e o espaço rural estavam sempre presentes. Considerando essa perspectiva, o trabalhou demandou a criação de uma segunda presença que também modelou o relevo da escultura. A experiência em DDP (diferença de potencial) desenhava-se entre sobreposições das captações do áudio do carro passando na ponte, do cavalo trotando na rua, do sino da igreja, além dos fluxos dos rios. E, ainda, sob os sons esculpidos nessa camada simbólica, havia mais um componente para a modelagem de cada um que a vivenciava: o pequeno riacho que cortava o espaço selecionado para o trabalho, os passarinhos, as galinhas, as cabras e as vacas que rodeavam a casa.” Ananda Carvalho
DUO B – Marcelo Bressanin e Pedro Ricco – São Paulo, SP, Brasil
Um projeto criado por Marcelo Bressanin e Pedro Ricco, focado no desenvolvimento de projetos nas áreas de música experimental e arte sonora, com participações em projetos como a 6’ Mostra LiveCinema (RJ) e o circuito SESC de Artes 2015 (18 cidades no interior de São Paulo), entre outros.