Enrico Ascoli
“#paesaggio #paysage – Enrico Ascoli coleciona sons. Seu projeto partia de um ensaio – “The Flora of Serra da Bocaina” escrito pela bióloga brasileira Berta Lutz em 1927 – que o artista encontrou em uma biblioteca da Sorbonne em Paris. Mas, o pensamento teórico rapidamente se transformou no mapeamento e coleta da flora da região. Enrico redesenhou o som ao redor selecionando raízes, folhas, sementes, frutas e outros objetos que misturavam história, natureza, sociedade e tecnologia eletrônica. Esses elementos tornaram-se instrumentos musicais, que propiciaram a orquestra de Enrico, uma composição originada de uma segunda exploração. Sua coleção evidenciava um microcosmo do macrocosmo, ao mesmo tempo em que, cada objeto no momento em que recebia a ação de ser tocado tornava-se outro microcosmo.” Ananda Carvalho
Sons da Terra da Bocaina
“Gravei gigabytes de sons utilizando diferentes técnicas (este é meu trabalho), mas o que realmente me entusiasmou foi, ao voltar para a Fazenda em um final de tarde, seguir com minha pesquisa, manipulando minha crescente coleção de estranhos objetos. Octavio Paz escreveu em seu famoso ensaio sobre Marcel Duchamp que os chineses, por mais de 3000 anos, estabeleceram uma espécie de arte que consistia em encontrar e colecionar pequenas pedras aleatoriamente. Quando uma pedra era escolhida, uma vez separada das outras e do mundo, um trabalho artístico havia nascido.
Meu “wunderkammer ” foi construído com fragmentos do território da memória, contendo partes de seu DNA, de vida. Estes fragmentos funcionaram como portas espaço-temporais ou inter-conectores, e a partir daí precisei ouvir suas vozes. Muitos deles eram realmente belos, mas não funcionavam do ponto de vista acústico. Outros, dei-me conta, que eram bastante utilizados pelas pessoas da região, mas o simples fato de descobrir que era comum seu uso local para os mesmos fins que eu havia buscado criava um denominador comum que nos unia e dava sentido ao mundo.
Alguns dos meus samples, por outro lado, revelam extraordinária propriedade musical como os terríveis espinhos da brejaúva (Astrocarium Aculeatissimum), uma palmeira típica desta região. Comecei a utilizá-la diretamente na floresta tentando tocá-la como uma kalimba.” Enrico Ascoli.
sobre o artista:
Músico, sound designer e psicólogo, Enrico Ascoli (Turim, 1974) trabalha desde o início dos anos 90 com instalações e arte sonora dentro da arte contemporânea, teatro e pesquisa ergonomia cognitiva.
http://enricoascoli.blogspot.fr
https://vimeo.com/enricoascoli