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  • Mohamed Rabiei

    Waiting for the elephant to alight in a tree
    Esperando o elefante pousar em uma árvore

    O proposta que aborda noções pré-concebidas do que é o meio rural assim como a noção de hábitat, gerando um instalação artística/ arquitetônica site specific (feita para especificamente para o lugar), fazendo uso da paisagem rural e suas diferentes abordagens em termos ambientais.

    Reflete, assim, o potencial do entorno rural, promovendo outras percepções e cenários no campo, servindo de estudo de caso, a partir da situação das antigas fazendas de café.

    Mohamed _rural furniture 2015-2

    “…Era uma vez um artista que “(…) inconscientemente costumava se esquecer de se apresentar (…). Seus pais o chamaram de Mohamed sem pedir sua opinião, o passaporte que ele carrega declara que sua nacionalidade é iraquiana, o que pode ser verdade”. As frases em aspas são um trecho de uma performance-apresentação de portfólio de Mohamed Rabiei traduzido por mim para o português com os verbos conjugados na terceira pessoa (no original em inglês, os verbos estavam na primeira pessoa do singular). O processo de criação de Mohamed buscava deslocar-se das questões diretas como “o que?” ou “por que?”. Sua pesquisa emergia metaforicamente em histórias ou em contos que relatavam sua jornada Esperando o Elefante Pousar em uma Árvore, título do seu projeto em rural.scapes. O seu trabalho não tratava de objetos, dizia respeito ao acontecimento, ao estar em deriva, ou simplesmente, “estar” em residência. Eu poderia dizer que durante a sua estadia na Fazenda Santa Teresa, Mohamed procurou mimetizar móveis encontrados promovendo cenários alternativos; que o que já estava lá foi redesenhado para integrar outras sensibilidades; que transplantou o paladar oferecendo um jantar com receitas da culinária mesopotâmica, etc. Mas, não era isso. O trabalho do artista não se restringia a essas ações passíveis de serem objetificadas. Tratava de estar em processo no qual traduções culturais mesclavam sabores sociais, políticos e econômicos. Consistia em pensar o habitar artístico nas presenças que não eram ditas, ou, no que nos foi narrado como uma fábula. Mas, talvez, tudo fosse ficção… e cada um fará a sua leitura do que poderia ser percebido, visto ou ouvido.” Ananda Carvalho

     

    Mohamed Rabiei – Baghdad, Iraque.

    Rabiei é artista, curador e designer e vive em Baghdad. Seus trabalhos combinam instalações, esculturas, performances, desenhos e fotografia e foram expostos em exposições individuais e coletivas pelo mundo. Participou de diversos programas de residência. Suas intervenções site-specific partem do principio do ‘habitat’ e seus “processos”, com o objetivo de observar operações, economias, topográficas, situações culturais e sócio-políticas sobre as paisagens do território da região. Sua pesquisa foi baseada no uso de materiais e ferramentas da fazenda e da região, pensando na recontextualização destes elementos.