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  • Patricio Dalgo

    Derivas Sonoras: Patricio vai oferecer oficinas envolvendo a comunidade local, especialmente crianças e adolescentes, propondo interações lúdicas, incluindo gravações de campo, o contar de histórias e a criação de instrumentos feitos a partir de materiais residuais. Este repertório de sons ‘não-preparados’, produzidos por instrumentos experimentais serão traduzidos para a escala ambiente, usando paisagens maiores para alternar silêncio e ruído, resultando em uma composição audível na interação com a geografia.” Texto Júri

    http://www.patriciodalgotoledo.jimdo.com

    “(..) O projeto Derivas sonoras, de Patricio Dalgo Toledo, propôs a realização de oficinas coletivas abertas, gravações de campo e a criação de instrumentos sonoros com materiais pertencentes ao lugar – como por exemplo, bambu. Um dos maiores desafios deste trabalho parecia ser o de gerar processos de escuta com os habitantes do lugar. Que novos elementos – e a partir de que práticas concretas – poderiam revelar-se, a quem convive diariamente com uma paisagem sonora específica? Poderia um novo conhecimento sobre o lugar emergir para quem, acreditamos, está mais habituado a este entorno que os recém chegados? Sem dúvida, a aparente simplicidade de um microfone, foi suficiente para que xs outrxs habitantes da paisagem fizessem evidente a sua presença: a rigor, ninguém havia nunca escutado o inesperado som que fazem os bitus 1.

    Escutar um território geralmente envolve lidar com a desorientação, com momentos de desconcerto, com a revelação de que, assim como o bailarino que ensaia até memorizar com todo o corpo, o tempo é um fator imprescindível para aprender a habitar o espaço (..)”

    fragmento do texto “Processos de escuta em LabRes rural.scapes
    de Mariela Cantú – crítica em residência.