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  • Aniara Rodado

    Básica Transmutación

    O ponto de partida do projeto são as plantas locais (principalmente as plantas aromáticas), assim como os processos técnicos necessários para coletá-las e transformá-las.

    Básica Transmutação está baseada no território e na relação com os habitantes do lugar, inspirada por práticas da etno-botânica (estudo da relação entre plantas e pessoas). As dinâmicas de trabalho concentram-se especialmente nas histórias pessoais dos participantes e populares locais ligadas às plantas, assim como seus conhecimentos herbolários (estudo e manipulação de ervas) e de química.

    Com um enfoque performativo, Básica Transmutación visa construir alambiques e outras máquinas de transformação para os vegetais, reconstituir jardins em uma sucessão de pequenas garrafas, fazer cataplasmas, montar um escritório de perfumes personalizados, levantar os ânimos. Tudo isto ou nada disto. A idéia é que o território e os encontros façam aparecer as formas.

    “Aniara Rodado é coreógrafa de microperformatividades. A sua pesquisa Básica Transmutación mapeou diversos usos das plantas para pensar uma outra dança, botânica. Em suas alquimias, a artista buscou construir uma máquina de produzir cheiros, que conduzisse a experiência a partir dos aromas das plantas. Construiu um ateliê embaixo da mangueira com fornos para extração de óleos essenciais. Na intensidade do estar em residência, a artista vivenciou diversas reações que não esperava e trabalhou com outras materialidades que não havia pensado ou utilizado antes. Nesse processo, além da microperformatividade como método de trabalho, também emanavam as ideias de decantação (o processo químico-físico, mas também o decantar das ideias e do tempo duracional expandido) e de duelo (no qual lidava com as intempéries químicas e físicas e com o seu processo de criação artístico em movimento constante). Aniara procurava entender o que a planta poderia ensinar para ela. Por esse viés, a extração dos óleos não restringia-se a um objetivo empírico e enfocava a discussão das diversas conexões de um sistema (assim, como no trabalho do Cristian, que não considerava apenas a transmissão do som do rio). A artista buscava transplantar paisagens com todos os componentes que poderiam estar dentro e ao redor da “alma das plantas”. Ao final, o ateliê-mangueira tornou-se uma instalação rizomática, no qual as raízes e os galhos eram expandidos com arames e tubulações que conectavam-se aos recipientes de vidro e, por consequência, aos fornos. E, ali a mangueira passou a produzir aroma de eucalipto permeando a “movência” de outras danças, de outros corpos.” Ananda Carvalho


    Notas_postRuralScapes

    Montage Brésil Aniara Rodado+Anton Mobin

    Aniara Rodado – Bogotá, Colômbia

    Aniara é coreógrafa, doutoranda e artista residente no Laboratório de Mecânica dos Fluidos da Escola Politécnica da França. Fez parte da equipe de coordenação da promoção entre artistas colombianos com estrangeiros do labSurLab 1 e 2.

    http://aniararodado.com/aniara/

    http://artlabo.org/0/?page_id=177

    2016 – Basic Transmutation / Alien-Migration
    Aniara Rodado (CO/FR) with Jean-Marc Chomaz (FR)
    Soundscape by Paula Velez (CO/FR)

    Basic Transmutation / Alien-Migration