Sandra De Berduccy /aruma
“Llimphiri: Variações eletroquímicas: Llimphiri é composta por uma série de obras de arte têxtil resultantes de experiências electro-químicas baseadas na dinâmica entre meios ácidos e alcalinos geradores de eletricidade. Partindo de experimentação prévia de corantes naturais, Sandra vai pesquisar e experimentar cores e tons derivados de plantas locais, insetos e detritos encontrados no entorno da Fazenda Santa Teresa, bem como no Parque Nacional da Serra da Bocaina. O projeto enfatiza o potencial estético de cada ambiente, com os seus habitantes e suas habilidades, salientando a importância de preservar tecnologias rurais muitas vezes inexploradas. Suas tinturas dependem igualmente da preservação das tradições humanas e remetem a questão da conservação e regeneração da flora nativa.” Texto Júri
“(..) Mesmo que a artista prefira não referir-se a idéia de tradução para conceitualizar seu trabalho, Sandra De Berduccy Christie /aruma trabalhou em Llimphiri: Variaciones electroquímicas, de um modo vinculado à transformação de materiais em diferentes suportes. Baseando-se na proposta de gerar experiências eletroquímicas, o projeto de Aruma percorreu a extração de tintas de fontes naturais, para em seguida afetar-las através da ação da eletricidade. O resultado é que “gera-se uma espécie de cromatografia, porque a corrente elétrica decompõe a solução da tinta e revela o espectro cromático que a compõe.” 3 Assim como no trabalho de De Co y Tatiana, Aruma também caminhou pelo terreno do inesperado: o resultado das variações provocadas não poderia ser nunca previsto.
Ainda, assim como o trabalho de aruma, a totalidade dos projetos viram-se atravessados por modificações – desejadas ou não, mas sempre inesperadas. Nunca um entorno pode ser um cenário decorativo ou uma mera tela de fundo, principalmente quando abrimos a experiência na qual estão implicadas pessoas. Do mesmo modo em que esta questão foi apresentada através da anedota que dá início a este texto, o desejo de envolver-se através da escuta e do diálogo pode trazer um certo nível de risco, muitas vezes vinculado a lidar com as expectativas, os (des)entendimentos e a potência do desapego (..) ”
fragmento do texto “Processos de escuta em LabRes rural.scapes”
de Mariela Cantú – crítica em residência.