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    Encontros/ CAMPOS ALTERADOS @ MAC USP

    do branco ao verde aberto – entrada franca

    Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – São Paulo, Brasil

    No marco da exposição Campos Alterados estão contempladas uma série de ações, apresentações e encontros entre artistas para estimular o intercâmbio e favorecer a criação de relações entre redes de arte-ciência-tecnologia-conhecimento-sociedade contemporânea.

    Estes encontros promovem a experienciação das práticas propostas e desenvolvidas durante o projeto rural.scapes – laboratório em residência, a partir do deslocamento da produção artística contemporânea do meio urbano ao rural e do rural – cubo verde para o cubo branco do Museu, repensadas como procedimentos de mediação, transcriação e transposição.

    Do branco ao verde aberto @ MAC USP propõe transformar o espaço expositivo em um espaço de relações e diálogos entre artistas e público, através da manipulação das obras-dispositivos, resíduos e conteúdos da exposição.

    Rachel Rosalen e Rafael Marchetti
    idealização e direção artística – plataforma rural.scapes

    Acompanhe no FacebookScreen Shot 2016-01-09 at 2.06.41 PM

    AGENDA

    duva19/12/2015, 11h00 ~ 13h00 – entrada franca
    Pulsar_v2
    performance de longa duração
    luiz duVa (SP, Brasil)

    tecendo_circuitos-02-0414/01/2016, 14h00 ~18h00 – entrada franca
    Tecendo Circuitos
    encontro aberto
    Alexandre Heberte (Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil) e Denise Alves-Rodrigues (Itaporã, MS, Brasil)

    rural.scapes_ricardo_eventos-07
    15/01/2016, 14h00 ~ 18h00 – entrada franca 

    Aparatos para ver
    encontro aberto
    Ricardo Garlett (Brasil)

    em diálogo com Patrício Dalgo (Equador) e Hamilton Mestizo (Colômbia)

    duva0101

    24/01/2016, 16h00 ~ 18h00 – entrada franca
    Pulsar_v2
    performance de longa duração
    luiz duVa (SP, Brasil)

    radioplanta
    29 /01/2016, 15h00 ~18h00 – entrada franca
    matéria-prima: bio_s – encontro aberto
    Paloma Oliveira (SP, Brasil) e Mateus Knelsen (Frederico Westphalen, RS, Brasil)
    em diálogo com Ana Laura Cantera (Monte Grande, Argentina) e Aniara Rodado (Bogotá, Colômbia)

    rural.scapes_eventos-0830/01/2016, 16h20 ~ 18h00 – entrada franca
    APRESENTAÇÃO DA CONVOCATÓRIA ABERTA
    ‪ #‎labRes2016‬
    Rachel Rosalen (Brasil) e Rafael Marchetti (Argentina).

    MESA: CONVERSAS ABERTAS – entrada franca

    Ananda Carvalho (Brasil), Cristian Espinoza (Chile), Guilherme Kujawski (Brasil), Rachel Rosalen (Brasil) e Rafael Marchetti (Argentina).

    rural.scapes_eventostear-09
    ENCERRAMENTO
    21/02/2016, 12h00 ~ 12h30 e 15h00 ~ 15h30 – entrada franca
    tearNoise- improvisação livre / performance
    Alexandre Heberte (Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil) e Marcelo Armani (Carlos Barbosa, RS, Brasil)
    duva010121/02/2016, 12h00 ~ 16h00 ~ 18h00 – entrada franca
    Pulsar_v2
    performance de longa duração
    luiz duVa (SP, Brasil)

    DESCRIÇÃO DOS ENCONTROS ||||||||||||||||||||||||||||||

    19/12/2015, 11h ~ 13h   – entrada franca
    Pulsar_v2 – performance de longa duração
    luiz duVa (SP, Brasil)

    Pulsar_v2 nomeia uma série de 3 performances que acontecerão durante o período da exposição Campos Alterados. Esta trilogia, de, dar-se-a como processo de experienciação a cada apresentação desde dentro da instalação Espaço Alter(ado)’, onde o artista realizará três vivências a partir das quais o público será conduzido através de experiências sensoriais hápticas. Pulsar_v2 propõe um processo imersivo no qual pulsos de ondas sonoras e de cor-luz-som incidem sobre o corpo do público provocando um espaço ampliando as percepções a traves da vibração da cor e som.

    luiz duVa, participante convidado do rural.scapes #labRes2014, é um artista experimental no campo da vídeoarte e performance audiovisual que desenvolve, desde o início dos anos noventa, narrativas pessoais em vídeo, bem como uma série de experiências com vídeoinstalações. Desde 2000, o artista vem se dedicando ao Live Images, termo por ele cunhado para designar a manipulação de imagens e sons em tempo real, em ambientes imersivos, e a criação e apresentação de composições audiovisuais e projetos de Live Cinema. luiz duVa também é um dos criadores e o diretor artístico da Mostra Live Cinema, mostra de performances audiovisuais que acontece anualmente no Rio de Janeiro desde 2007 e que em 2016 comemorará a sua 10ª edição.
    Proposta Espaço Alter(ado) (rural.scapes #labRes2014)
    http://www.ruralscapes.net/luiz-duva/
    Espaço Ater(ado)_v2:
    http://goo.gl/dQfqzK

    Pulsar:http://goo.gl/REKz8B

    14 /01/2016, 14h00 ~18h00 – entrada franca
    Tecendo Circuitos – encontro aberto
    Alexandre Heberte (Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil) e Denise Alves-Rodrigues (Itaporã, MS, Brasil)

    Inicia-se com o encontro com os artistas para uma visita à exposição e apresentação de seus trabalhos expostos (40 minutos).

    A proposta Tecer Circuitos é uma parceria entre os artistas Heberte (‪#‎labRes2014‬) e Alves-Rodrigues (‪#‎labRes2015‬), que propõe explorar os diversos usos e sentidos do fio, como versátil condutor da história, de eletricidade e invenção mediante seus entrelaçamentos. Através da livre troca entre os participantes, serão apresentados materiais e recursos que unem os interesses dos mediadores em sua produção artística, assim como a proposta o intercâmbio coletivo de imaginários durante a construção de uma peça têxtil.

    Entrelaçamento de imaginários: através de uma dinâmica coletiva, os participantes serão estimulados a refletir e flexionar conceitos como: Rede, Conexão, Malha, Circuito, Tecnologia e Labor. Enquanto cada um elabora o conceito, passa um rolo de fio de algodão ou metálico pela trama. Ao finalizar o conceito, o rolo de fio é lançado para outro participante e sua ponta permanece nas mãos do emissor. Ao final, teremos uma trama que será usada ao final pelos participantes em micro sintetizadores eletrônicos (70 minutos).

    Atividades com materiais: algodão, papelão e componentes eletrônicos

    Sonar: serão apresentados micro sintetizadores analógicos, produzidos pelos mediadores, que, conectados à trama composta pelos participantes, criam uma trilha improvisada (70minutos).

    Alexandre Heberte: http://ruralscapes.net/alexandre-heberte/
    Denise Alves-Rodrigues: www.ruralscapes.net/denise-alves-rodrigues/

    15/01/2016, 14h00 ~ 18h00 – entrada franca
    Aparatos para ver encontro aberto
    Ricardo Garlet (Brasil) em diálogo com Patrício Dalgo (Equador) e Hamilton Mestizo (Colômbia)

    Público alvo: crianças, adolescentes e demais interessados em tecnologias DIY.
    Objetivo: criação de máquinas de ver e dispositivos de produção da imagem
    Duração: de 3 a 4 horas

    A proposta Ricardo Garlet em rural.scapes #labRes2015, Torre Lente de Água, foi desenvolver um projetor que utiliza uma lente de água como elemento ótico para a ampliação da imagem. Em do branco ao verde aberto, o artista apresenta seus processos de construção de aparelhos de produção de imagens e os relaciona a outras propostas, como MICROMacro, de Hamilton Mestizo, artista do #labRes2015, e Esto no es el Big Bang, de Patrício Dalgo do ano anterior #labRes2014. Hamilton trata da captura e a ampliação dos mundos microbianos por meio de imagens produzidas através de aparelhos de captura caseiros e Dalgo cria seus próprios projetores para explorar micro-narrativas cotidianas com a comunidade.

    Ricardo Garlet (Frederico Westphalen, 1986). Artista Visual, Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFSM, Bacharel em Artes Visuais com habilitação em Pintura e Licenciatura pela UFPEL. Participa de exposições coletivas desde o ano de 2006, tendo realizado as exposições individuais “De objetos a personagens”, no ano de 2013, no MACRS em Porto Alegre/RS/Brasil, e a mostra ”Imagens mediadas”, na Galeria Agostinho Duarte em Chapecó/SC/Brasil, no ano de 2015. Na sua trajetória podem ser destacadas as participações no IV Prêmio João Simões Lopes Neto de Artes Visuais, no qual recebeu o Prêmio Aquisitivo, na residência rural.scapes, no ano de 2015, na cidade de São José do Barreiro/SP/Brasil, na residência de Inverno 2013 na NUVEM – Estação Rural de Arte e Tecnologia em Visconde de Mauá/RJ/Brasil, e no Evento Internacional arte#ocupaSM na cidade de Santa Maria/RS/Brasil, nas edições de 2012 e 2013. Atua como docente no curso de Artes Visuais da Unochapecó. Vive e trabalha em Chapecó/SC/Brasil.

    Ricardo Garlet: http://ruralscapes.net/ricardo-garlet/
    Hamilton Mestizo: http://www.ruralscapes.net/hamilton-mestizo/
    Patricio Dalgo: http://www.ruralscapes.net/patricio-dalgo/

    24/01/2016, 16h00 ~ 18h00 – entrada franca
    Pulsar_v2 – performance de longa duração
    luiz duVa (SP, Brasil)

    29 /01/2016 15h00 ~18h00 – entrada franca
    matéria-prima: bio_s – encontro aberto

    Paloma Oliveira (SP, Brasil) e Mateus Knelsen (Frederico Westphalen, RS, Brasil) em diálogo com Ana Laura Cantera (Monte Grande, Argentina) e Aniara Rodado (Bogotá, Colômbia)

    A partir das obras expostas, Paloma e Mateus discutem o acoplamento de meios biológicos a sistemas eletroquímicos geradores de energia elétrica e o conhecimento das plantas como fio condutor de histórias como registros etnológicos. Tais registros constroem redes de comunicação entre o campo “restrito” do “biológico” e o social, de forma interligada, gerando um meio em si mesmo.

    Oliveira e Knelsenhttp://ruralscapes.net/paloma-oliveira-e-mateus-knelsen/
    Ana Laura Canterahttp://www.ruralscapes.net/ana-laura-cantera/
    Aniara Rodado: 

    30/01/2016 16h20 ~ 18h00 – entrada franca
    APRESENTAÇÃO CONVOCATÓRIA ABERTA #labRes2016
    Rachel Rosalen (Brasil) e Rafael Marchetti (Argentina).
    http://www.ruralscapes.net/

    MESA CONVERSAS ABERTAS
    do branco ao verde aberto – Campos Alterados

    Ananda Carvalho (Brasil), Cristian Espinoza (Chile), Guilherme Kujawski (Brasil), Rachel Rosalen (Brasil) e Rafael Marchetti (Argentina).

    Os participantes da mesa apresentarão suas experiências como artistas, criticos, pesquisadores que participaram da proposta do rural.scapes – laboratório em residência, plataforma que provoca o deslocamento da produção artística contemporânea do meio urbano ao rural, repensando procedimentos de mediação, de trascriação e transposição.

    Ananda Carvalho é crítica de arte, curadora, professora e Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Sua pesquisa de doutorado enfoca os procedimento curatoriais em exposições de arte contemporânea. Sua pesquisa de mestrado discute as confluências entre documentário, ensaio e videoarte. Acompanha artistas, pesquisa e desenvolve curadorias e textos críticos sobre arte contemporânea desde 2009. Entre suas últimas curadorias destacam-se “toque-me” (Funarte Brasília, 2015) e Performatividade|Memória (Paço das Artes, 2014). Participou da residência do Grupo de Estudos Curatoriais (Paço das Artes, 2014), foi crítica residente no laboratório rural.scapes (2015 e 2014) e na Casa Tomada (2011). É co-organizadora da publicação “Sobre Artistas como Intelectuais Públicos: Respostas a Simon Sheikh” (2012). Integrou o Núcleo de Críticos do Paço das Artes e foi colaboradora da Revista Dasartes, Museu da Imagem e do Som, Canal Contemporâneo, Centro Cultural da Espanha, entre outros. Desde 2013, ministra cursos e oficinas sobre curadoria, processos de criação, projetos e portfólios em diversas cidades brasileiras. Desde 2015, coordena um grupo regular de acompanhamento crítico de artistas.
    http://www.ruralscapes.net/ananda-carvalho_labres2015/
    http://www.ruralscapes.net/ananda-carvalho_labres2014/

    Cristian Espinoza é artista visual e cenógrafo. Arquiteto pela Universidade Católica do Chile, com Pós-Graduação em Especialización en Medios y Tecnologías para la Producción Pictórica na Universidade Nacional Argentina, UNA . Em 2014, ministrou aulas e realizou projetos de arte em todo território latino-americano, assim como em Buenos Aires.
    http://www.ruralscapes.net/cristian-espinoza/

    Guilherme Kujawski é produtor de conteúdo, curador e autor de ficção científica. Depois de defender sua tese de mestrado em artes visuais na Donau-Universität, na Áustria, começou seus estudos de doutorado no Instituto de Arquitetura e Urbanismo na USP de São Carlos. No Instituto Itaú Cultural coordenou durante 10 anos uma série de simpósios e exposições, tendo realizado a co-curadoria de quatro edições de Emoção Art.ficial, bienal internacional de arte e tecnologia. Atualmente, leciona no curso de Design de Interação no Istituto Europeo di Design, em São Paulo.
    http://www.ruralscapes.net/guilherme-kujawski/

    Rachel Rosalen e Rafael Marchetti são os criadores e diretores artisticos do projeto rural.spaces laboratório em residência. Desenvolvem instalações, projeções, vídeo-instalações interativas e projetos de net-art. Realizaram exposições e desenvolveram projetos em renomadas instituições culturais como Centre Pompidou (Paris), Plugin, Viper Festival, Museu de Arte Contemporânea e Werkraum Warteck PP (Basel), Museu de Arte de Yokohama, Laboral (Asturias), Bienal de Sevilha, ZKM (Karlsruhe), Image Forum (Tokyo), VIDEOFORMES International Digital Arts Festival (Clermont-Ferrand), Kunstraum Walcheturm (Zurich), La Filature (Mulhouse), Espacio Fundacion Telefónica e Centro Cultural Recoleta (Buenos Aires), Palazzio Nuovo (Nápoles), Instituto Tomie Ohtake, MIS, Paço das Artes e File (São Paulo), Bienal de Vídeo Arte de Tel Aviv, Ars Electronica (Linz), 404 (Rosario), ACM Multimedia (Singapur), Novas Geografías (México DF), Bienal de Havana, Break 2.3 (Ljubljiana), Accea (Armenia), Palacio Cibeles (Madrid) e Whitespace Gallery (Atlanta, USA). Foram contemplados por importantes prêmios como Prêmio Rede Nacional FUNARTE de Artes Visuais 10 edição, PAC Novas Mídias (Secretaria Estado da Cultura SP), Prog:me (2005) RJ, File (2005), Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, SP (2002 e 2007) e Cypres – UNESCO-ASCHBERG (2004).
    https://rosalenmarchetti.wordpress.com

    ENCERRAMENTO

    21/02/2016, 12h00 ~ 12h30 e 15h00 ~ 15h30 – entrada franca
    tearNoise – improvisação livre / performance
    Alexandre Herberte (Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil) e Marcelo Armani (Carlos Barbosa, RS, Brasil)

    A performance tearNoise foi desenvolvida pelo artista têxtil Alexandre Herberte e pelo artista sonoro Marcelo Armani. Essa ação conjunta surgiu durante o período de residência artística dentro do programa rural.scapes #labRes2014. A performance consiste em inserir microfones com distintas características de captação como, contato e shotguns, em um tear manual como forma de captar um espectro amplo de sons e ruídos produzidos durante os processos que envolvem a confecção da trama que compõe o tecido. Nesse processo de feitura têxtil, Herberte insere além de fios de lã diferentes materiais na trama como fitas VHS, arames e nylon que são entranhados entre si na arquitetura do tecido. As ações que ocorrem na manipulação desses materiais para a construção do tecido pelo tear são captadas pelos microfones e as características plásticas desses eventos sonoros são manipuladas por Armani através de equipamentos eletrônicos, compondo uma peça sonora efêmera que é processada em tempo real e reproduzida num sistema de áudio composto por auto-falantes que são inseridos no local.

    Assim, as ações sonoras características do processo têxtil são amplificadas e transformadas, produzindo um universo de texturas e atmosferas distinto do original. Todos os processos e ações de feitura e composição tanto do material sonora quanto têxtil é realizada com procedimentos em tempo real, explorando conceitos que cruzam e entrelaçam os campos da arte têxtil e da arte sonora, articulados sobre um diálogo de sensibilização e improvisação.

    tearNoise: http://www.ruralscapes.net/tearnoise/
    Alexandre Heberte: http://www.ruralscapes.net/alexandre-heberte/
    Marcelo Armani: http://www.ruralscapes.net/marcelo-armani/

    21/02/2016, 16h00 ~ 18h00 – entrada franca
    Pulsar_v2
    performance de longa duração
    luiz duVa (SP, Brasil)
    (ver textos e links acima)