• ptpt
  • eses
  • enen
  • Laboratórios Rurais: Brasil e Itália

    interferenze-ruralscapes_ruralscapes.net_

    Intercâmbio de Experiências/ Mesa Redonda

    Leandro Pisano (Italia), Rachel Rosalen (Brasil) e Rafael Marchetti (Argentina/ Brasil)
    28 de março de 2014, 16h00
    MIS – Museu da Imagem e do Som
    Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo – SP, Brasil
    (11) 2117 4777

    Dentro da programação do rural.scapes – laboratório em residência, e no processo de recepção de propostas que termina no dia 1 de abril, temos o prazer de receber o curador e pesquisador italiano Leandro Pisano para compartilhar sua experiência em uma conversa aberta no auditório do MIS – Museu da Imagem e do Som.

    rural scapes – laboratório em residência é um programa de residência rural em São José do Barreiro, interior de São Paulo, que tem como foco a pesquisa, articulação, reflexão e práticas transdisciplinares artísticas e produção crítica no ambiente rural. Em uma aposta na revalorização, através da revisão de nossas noções de identidade individual e coletiva em relação ao território, estas ações funcionam como estímulo para o desenvolvimento de projetos que promovam novas redes produtivas e diferentes micro-economias, tornando esta região mais auto-sustentável e fomentando novos diálogos criativos entre cidade e campo.

    Leandro Pisano trata de Histórias Residuais, do recontar o território rural através da arte (sonora) na era pós digital. As zonas rurais, que muitas vezes sofrem desvantagens competitivas em termos de infra-estruturas, serviços, conhecimento e oportunidades, são de qualquer maneira caracterizadas fortemente por elementos conotativos tais como vida sustentável/ sustentabilidade e identidade cultural. Em momentos de crise, podemos ver o surgimento de um novo valor cultural que, esperamos, possa trazer um novo valor econômico. Se os “artistas podem ser possíveis desencadeadores da interação entre cultura e a sociedade futura” (Yukiko Shikata), a experimentação do mundo rural pode nos levar a um futuro possível através do redesenho da região, do local e da natureza em relação a arte, som e às tecnologias midiáticas.

    De Interferenze New Arts Festival a rural.scapes – laboratório em residência, de Suoni dal Confine ao projeto Barsento Mediascape, será discutida a exploração do contexto rural através da arte. Isto significa não apenas olhar para um quadro congelado da realidade, mas lidar com a ampliação da nossa visão de “lugares fora do lugar”. Focar estas áreas marginalizadas no processo de desenvolvimento da sociedade ocidental contemporânea nos leva a um outro modo de vivenciar o território local, produzindo a partir dos desvios e das dobras das fronteiras uma alternativa e forma sustentável de se aproximar (e reapropriar) da paisagem rural na era pós-digital.


    sobre os participantes


    Leandro Pisano
     criador e diretor do Interferenze New Arts Festival, evento no sul da Itália que acontece desde 2003 e envolve projetos/ eventos em Arte Eletrônica como Mediaterrae Vol.1 (2007), Sentieri Barocchi (2010), E-Artquake (2010) e Barsento Mediascape (2013). Curador, diretor e produtor de projetos e eventos em novas mídias, som e arte eletrônica, especializado no desenvolvimento estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação em áreas rurais, criador e diretor do Interferenze New Arts Festival. Foi conferencista em eventos no campo das Novas Mídias e Design Interativo em diversos países como Mad 2012, Hong Kong; IST 2010, Tokyo; Doors of Perception 9, New Delhi; ISEA2011 Istanbul; ISEA2010 Ruhr, Dortmund; Dott07, Newcastle; Offload Festival, Bristol). É colunista da revista Blow-Up e contribui com o jornal italiano Corriere della Sera, as revistas Neural e Nero, os portais Textura.org e Exibart. Professor adjunto na Academia de Arte da Universidade de Nápoles.

    Rachel Rosalen e Rafael Marchetti desenvolvem instalações, projeções, vídeo-instalações interativas e projetos de net-art. São os criadores do projeto rural.spaces – laboratório em residência. Realizaram exposições e desenvolveram projetos em renomadas instituições culturais como Centre Pompidou (Paris), Plugin, Viper Festival, Museu de Arte Contemporânea e Werkraum Warteck PP (Basel), Museu de Arte de Yokohama, Laboral (Asturias), Bienal de Sevilha, ZKM (Karlsruhe), Image Forum (Tokyo), VIDEOFORMES International Digital Arts Festival (Clermont-Ferrand), Kunstraum Walcheturm (Zurich), La Filature (Mulhouse), Espacio Fundacion Telefónica e Centro Cultural Recoleta (Buenos Aires), Palazzio Nuovo (Nápoles), Instituto Tomie Ohtake, MIS, Paço das Artes e File (São Paulo), Bienal de Vídeo Arte de Tel Aviv, Ars Electronica (Linz), 404 (Rosario), ACM Multimedia (Singapur), Novas Geografías (México DF), Bienal de Havana, Break 2.3 (Ljubljiana), Accea (Armenia), Palacio Cibeles (Madrid) e Whitespace Gallery (Atlanta, USA). Foram contemplados por importantes prêmios como Prêmio Rede Nacional FUNARTE de Artes Visuais 10 edição, PAC Novas Mídias (Secretaria Estado da Cultura SP), Prog:me (2005) RJ, File (2005), Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, SP (2002 e 2007) e Cypres – UNESCO-ASCHBERG (2004).

    rural.scapes – laboratório em residência é um projeto de Rachel Rosalen e Rafael Marchetti, premiado pelo Prêmio Rede Nacional FUNARTE de Artes Visuais 10 edição, Ministério da Cultura/MINC e conta com o apoio da Secretaria do Estado da Cultura, MIS, Paço das Artes, Prefeitura de São José do Barreiro, Festival 10 Dimensões (Natal) e VIDEOFORMES International Digital Arts Festival.