Arte A 360 Grados _José Luis Romero Chino _Aldo Huerta López
Espécie-sonoras é um projeto que transita sobre a idéia da transformação de organismos vivos, especificamente plantas, utilizadas como instrumentos sonoros e de comunicação entre humanos e plantas, a partir de elementos electro-mecânicos e circuitos integrados.
Espécies-sonoras é uma performance, com o objetivo de criar um instrumento sonoro-biotécnológico composto de elementos naturais e artificiais. Este instrumento será apresentado ao vivo para o público da exposição final.
Foi realizada uma oficina experimental de Arte e Biologia para as crianças da comunidade rural, proporcionando assim uma experiência imersiva e de bio-comunicação entre ecossistemas claramente localizados.
“Aldo Huerta López e José Luis Romero Chino, integrantes do Colectivo Arte a 360 Grados, desenvolveram o projeto Especies-Sonoras, um instrumento sonoro biotecnológico. Ao percorrer o entorno da Fazenda Santa Teresa com Hamilton, Aldo e José fizeram experimentações para perceber o micro mundo por meio dos sons. Suas pesquisas resultaram em 2 apresentações de composições sonoras – que incluíam os áudios gravados com Hamilton, aparatos produzidos a partir de lixo tecnológico (alto-falante, sensores, etc) e o som do movimento das plantas captado ao vivo por microfones de contato. A paisagem da peça sonora tinha tons de suspenso com timbres tensos em uma catarse ritualística que ao final acalmavam-se com o borbulhar tranquilo do rio sempre em fluxo. Somava-se, ainda, uma gravação de orações e conversas humanas. Para os artistas, provenientes da região de Tlaxcala (México), havia o desejo de evidenciar uma tradução diferenciada do entorno no movimento constante do ao vivo.”
Ananda Carvalho
Espécies sonoras
Peça Sonora – performances
Colectivo Arte a 360 Grados – Tlaxcala, México.
José Luis Romero Chino e Aldo Huerta López
Arte 360 graus (México 2008) é uma organização que participa da construção social no entorno de comunidades em áreas rurais, ativando a comunicação e intervenções sociais, a partir das relações entre arte, ciência e tecnologia.