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  • Tiago P. L. Rubini

    Sonorização de Corpos Táticos: Tiago irá abordar questões políticas de gênero, especialmente relacionadas com a violência contra transexuais. Seu projeto tem como objetivo desenvolver técnicas de guerrilha poéticas a serem aplicadas no campo e em outros lugares, de modo a funcionar como sistemas de alarme para as minorias vulneráveis. A partir da perspectiva de pós-pornô, ele irá criar micro-sistemas de som, incluindo elementos orgânicos, e, possivelmente, cultivar dispositivos, literalmente. Para além dos aspectos políticos de gênero, suas obras expande o alcance da interação humana para integrar intersecções com outros seres, e questionar o excepcionalismo humano contrastado com o nosso próprio status de “seres multi-espécies”.
    Texto Júri

    http://tiago.hotglue.me

    “(..) O projeto Sonorização de corpos táticos, de Tiago Rubini, foi proposto como um “conjunto de técnicas para que corpos dissidentes interferissem no espaço de maneira ostensiva e poética” 4, resultado da união de três trabalhos chamados Monitoração da Resistência Galvânica Analdildos orgânicos comestíveis e estridente. Se por um lado estes dispositivos analógicos foram elaborados e aperfeiçoados durante a residência, intuo que foi seu campo de aplicabilidade o que maior modificações atravessou. Parte da proposta versava sobre a possibilidade de utilizar-los como parte de um projeto de interferência em espaço público que, ao menos dentro da Fazenda, constituiu uma categoria complexa. Para além disto, a proposta buscava colocar-se como um potencial exercício de ativismo neste entorno, ligado a uma comunidade de pessoas não-heteronormativas, que tão pouco não parecia existir como comunidade já estabelecida em São José do Barreiro. Entretanto, descobrimentos de outras potências foram possíveis. Por um lado, desde onde não se detectava uma comunidade estabelecida (ao menos de acordo com os parâmetros habituais com que as consideramos ou classificamos nas metrópoles), variadas singularidades se puseram em diálogo em várias oficinas e apresentações de Tiago – nas quais apareceram desde dispositivos analógicos sonoros até maquiagem feita com elementos naturais do lugar. Também os dildos orgânicos comestíveis (“corpos passíveis de serem sonorizados eletronicamente” 5) levavam em consideração a interação com e entre seres e tecnologias que não foram necessariamente entre pessoas, aprofundando uma perspectiva anti-especista, em um ambiente que se nutre indispensavelmente de tais vínculos. (..)”

    fragmento do texto “Processos de escuta em LabRes rural.scapes
    de Mariela Cantú – crítica em residência.