• ptpt
  • eses
  • enen
  • Denise Alves-Rodrigues

    Especulações Áudio Estelares”, da série “Desenhador Kósmiko Artesanal”, é um projeto de construção e experimentação sonora de cartografias celestes.  Com o objetivo de criar um outro tipo de representação das estrelas, CéuAberto propõe aos participantes da oficina que criem um vocabulário sonoro próprio para cada constelação, asterismo ou aglomerado mapeado.  Através da realização de registros gráficos do céu noturno e da conversão destes pontos visuais em som, através de pequenos geradores de ruídos como osciladores e micro sintetizadores, o projeto de laboratório Céu Aberto consiste em uma introdução ao programa Stellarium e a apresentação/palestra sobre como as linguagens foram usadas para registrar, ilustrar e inventar as narrativas sonoras do Céu.

    “Denise Alves-Rodrigues procurava aproximar-se da cosmovisão caipira ao criar mapas de uma astronomia rural. A partir de seu interesse por teorias duvidosas e ciências impuras, trabalhou na construção dos aparelhos de observação e registro Especulações Áudio Estelares da série Desenhador Kósmiko Artesanal que, assim como o projetor do Ricardo, provocavam desvios nas representações da tecnologia tradicional do olhar. O processo de criação de Denise questionava o comunicar, o traduzir, o catalogar (assim mesmo com os verbos no infinitivo esperando por conjugar outras conjecturas e ressaltar distintas possibilidades de ver). A artista compartilhou seus estudos dos atravessamentos entre arte, história, astronomia e eletrônica por meio de diferentes perspectivas em oficinas Céu Aberto na cidade de São José do Barreiro e também nos eventos de Fazenda Aberta (momentos em que a comunidade da região visitava a residência). A partir dos dispositivos astronômicos que construiu (que também eram materializados em discursos verbais nas oficinas), buscou uma reorganização subjetiva do cintilar das estrelas por meio do seu olhar. Suas captações gráficas, ou os desenhos desse cintilar, tornaram-se, então, documentações áudio-estelares materializadas num teclado de estrelas. Ao mesmo tempo, que esse objeto/instrumento registrava uma cartografia do céu, propiciava a improvisação livre de uma música que buscava pelo som das estrelas. Por fim (mas, ainda no meio), as especulações de Denise, davam a ver as “sucessividades” de criações que permeavam o laboratório em residência.” Ananda Carvalho


    Denise Alves-Rodrigues. Itaporã, Mato Grosso do Sul, Brasil.

    A obra de Denise se faz na invenção e montagem de objetos e dispositivos eletrônicos (ou não), pesquisa sobre técnicas e seus desvios como meio de conhecimento do mundo. Integra grupos de estudos de estética feminista e astronomia, media atividades teóricas e práticas com Artes Plásticas em centros culturais e outros espaços. Bacharel em Artes Visuais pelo Centro Unv. Belas Artes de São Paulo – 2012 e tecnóloga amadora. Exposições coletivas em Ribeirão Preto, São Paulo, Recife, Belém, Vitória, Maceió, Rio de Janeiro, Madrid & Sevilha-Espanha, Valparaíso-Chile, La Paz-Bolívia e Quito-Equador. Participou em residências em Liberdade-MG, Visconde de Mauá-RJ, São Paulo-SP e Quíndio-Colômbia.

    http://denisealves-rodrigues.net