• ptpt
  • eses
  • enen
  • Cristian Espinoza

    Esculpir los Sonidos
    Série Ruidos de Fondo

    Mapeamento – Cartografia – Instalação Sonora
    Leitura sensível do território, a partir do qual se “desprega” (recorta) a fazenda, a fim de mapear eventos, configurações e forças matrizes que nos permitam estabelecer pontos que funcionarão como orgãos e que vão constituindo este lugar como um corpo vivo (sistemas circulatório, respiração, pele, tecido, etc.). Com base nesta leitura sensível, foi criada uma intervenção na paisagem de forma sonora e visual, sobre estruturas leves e simétricas com relação a paisagem. Nestas estruturas, receptores de rádio transpõe sonoramente locais específicos, transportando o som do rio que está localizado na região mais baixa, ao alto da montanha.

    “Cristian Ramon Espinoza Muñoz caminhava cartografando os territórios, procurando como aplicar sua metodologia de trabalho – a acupuntura dos espaços. Mapeava os pontos sensíveis dos lugares, aqueles que emanavam ação, que demarcavam possibilidades de maiores potências, que comunicavam ou ativavam tais territórios. Em rural.scapes, Cristian deteve-se sobre o rio que cruza a fazenda. Seu projeto Esculpir los sonidos pretendia transportar uma porção do rio sonoramente para outro local. No rio, a leitura do artista encontrou pontos significantes, os quais chamou de costuras. E, nelas instalou duas “agulhas de acupuntura” – esculturas-antenas que transmitem a sensibilidade daqueles locais. Mas, se não tratava apenas de um transplantar estético. A sobreposição dessas próteses captavam a fantasmagoria do rio, a virtualidade das interferências no território, ou ainda, os espectros micropolíticos. Na busca de interferências simbolicamente sonoras, emergia outro Ruído de Fundo. Para Cristian, as fantasmagorias iam além das interferências no rádio ou no som que vem com um erro de tradução. Seu processo de criação também fazia referência ao contexto territorial como as torres de alta tensão em Queluz, a base militar de Resende e a usina nuclear de Angra dos Reis. Ou seja, a topografia artística de Cristian reconfigurava a paisagem, transmitindo uma tradução de fluxos imateriais e de radiações de forças políticas e econômicas.” Ananda Carvalho

     

    Cristian Espinoza – Santiago do Chile, Chile

    Artista visual e cenógrafo. Arquiteto pela Universidade Católica do Chile, com Pós-Graduação em Especialización en Medios y Tecnologías para la Producción Pictórica na Universidade Nacional Argentina, UNA . Em 2014, ministrou aulas e realizou projetos de arte em todo território latino-americano, assim como em Buenos Aires.

    https://fabulasmecanicas.wordpress.com/