• ptpt
  • eses
  • enen
  • Themba Mbuyisa

    “E o jovem sul-africano Mbuyisa, que passa boa parte de seu tempo trabalhando com fotografia de moda, revelou-se um retratista muito hábil, conseguindo formar uma série sólida, mesmo com o pouco tempo no lugar e a dificuldade na comunicação _ em São José do Barreiro, poucos falam inglês, e ele centrou sua câmera na pequena urbe e suas particularidades. A série também estendeu uma sensível observação sobre detalhes, vestígios, incompletudes, falhas e silêncios de todo o ambiente.” Mario Gioia

    The Most Isolated Person in the Word
    A pessoa Mais Isolada do Mundo

    “Não existe nada mais facinante na terra que a expressão do rosto humano. Eu assumi para mim mesmo a responsabilidade em retratar pessoas com a fotografia e mostrar a parte realmente frágil de suas vidas, uma fragilidade charmosa, sedutora, aterradora, como se não houvesse uma mente por trás da imagem. Um retrato é algo que você não pode premeditar, que sê observa e lê. Eu te entrego pessoas sem adereços, isoladas, sozinhas para que você sinta o que elas estão sentindo.

    The Most Isoled person in the word ( A Pessoa Mais Isolada do Mundo) é um projeto fotográfico sobre o contato humano direto com a terra contra o tempo. Quanto tempo se leva para criar conexões e uma vez que estas conexões estão feitas, como se toma a responsabilidade de merece-las? Esta é uma série de retratos fotográficos que tem a intensão de criar um distúrbio no bom sentido, mostrando fantasias de nostalgia.

    Meus retratos se nutrem daquilo que as pessoas descartam, baseado na crença de que ao final não resta nada a não ser a fé. Este trabalho revela o poder da paisagem de um retrato, representa o fascínio do rosto humano, define a idéia de beleza, verdade e história. É uma série sobre histórias que vejo em todos os lugares e aquelas que criam quando elas não existem. Eu olho para o que acontece quando uma nostalgia se torna realizade, o que acontece quando estas nostalgias não se tornam realidade e são apenas uma fé que age por sobre suas vidas.

    Estou me expondo, a cada centímetro de cada momento nos quais eu me fotografo nú. Eu sinto que existe a necessidade de proteção quando alguém quer compartilhar com o mundo como foi a sua vida na infância, e expor-me é o único meio através do qual eu posso proteger-me.

    Todas as faces sobre as quais me inclino são memórias daquilo que vejo em mim mesmo, são conexões de como é a vida no meu país, são  memórias. Busco encontrar a verdade sobre estas pessoas no intuito de propor uma imagem de mim mesmo. ” Themba Mbuyisa.

    sobre o artista:

    Themba Mbuysa estudou fotografia na Market Photo em 2013. Em 2014, como parte de sua bolsa de trabalho no Market Photo Workshop, trabalhou como curador e documentando exposições. MPW tem sido uma agente importante de transformação e representação, informando fotógrafos, artistas visuias, educadores, estudantes e formadores de opinião nos debates sobre fotografia e cultura. Seu trabalho tem foco retratos e fotografia de moda. Mbuyisa foi finalista na 2014 Gisèle Wulfsohn Mentorship in Photography e na Elle Magazine Style Reporter 2013.