• ptpt
  • eses
  • enen
  • Renato Hofer

    ” Hofer realizou trabalhos a partir do caminhar, indo ao encontro de conceitos como a ‘forma-trajeto’ e a ‘altermodernidade’ de Bourriaud. Anotações, planejamentos de andanças nem sempre seguidos, escritos, desenhos e outros elementos do processo artístico devem apontar mais sobre o período vivido pelo artista mais do que propriamente peças finalizadas. Um workshop de gravura com a comunidade local foi importante em seu processo.” Mario Gioia

    Oficina

    “O entorno, considerado como conjunto de elementos naturais e construídos que compõe a paisagem, será o grande tema e estímulo para desenvolvimento do projeto, uma vez que se pretende criar essa espécie de inventário pessoal de elementos significativos encontrados ao longo dos percursos a serem percorridos. A relação com a comunidade foi desenvolvida em duas etapas:

    1. RELATOS: Ao longo dos trajetos serão identificados naturalmente locais onde se teve relação direta com a comunidade, através de conversas sobre o projeto, as mudanças ocorridas na região, causos e histórias. Esses contatos poderão ser registrados em áudio, vídeo, textos e desenhos, de acordo com cada situação, e serão integrados ao projeto.

    2. REFLEXÃO: Foi proposta uma atividade em que, através do caminhar, se realize uma leitura dos elementos que compõe o núcleo urbano, sua relação com a paisagem e identificação de possíveis áreas de intervenção. O resultado desta atividade foi transformado em elementos reprodutíveis através de técnicas variadas (xerox, serigrafia, stencil, matrizes de xilo/linóleo gravura).” Ranato Hofer.

    http://pautaurbanart.blogspot.com.br