• ptpt
  • eses
  • enen
  • Alexandre Heberte

    “Heberte, artista radicado em São Paulo nascido no Ceará, atualiza a tecelagem como matriz de uma obra híbrida. Por meio de oficinas e apresentações nas comunidades locais, desenvolveu outros vetores poéticos em sua produção, que também cruza atributos do design, do artesanato e da moda.” Mario Gioia

    Objetos Têxteis

    Alexandre Heberte trabalha sobre registros e memórias do Juazeiro do Norte e técnicas de tecelagem manual na construção objetos texteis. Sua apropriação e conhecimento permite a construção, desconstrução e reinvenção da matéria textil. Nas obras desenvolvidas em rural.scapes trama o caminho do ouro e a história da região sobre o urdume metálico. Narrativas recuparam o antigo caminho do ouro, resignificada na obra “Trilha do Ouro”, assim como nas obras realizadas com fitas VHS. A obsolescência das midias encontra o esquecimento das histórias locais no percurso das cidades (nada) mortas de Monteiro Lobato. Heberte realizou três oficinas, uma na Fazenda Santa Teresa com as pessoas especiais do CRAS de Queluz, uma no proóprio CRAS e a terceira, como um workshop-performance TearNOISE na Praça de São José do Barreiro, em parceria com o artista Marcelo Armani.

    Alexandre Heberte, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.

    Alexandre recebeu Recebe Menção Honrosa pelo tecido Assum Preto no 27′ Premio de Design do Museu da Casa Brasileira onde o tecido “Trama VHS” é finalista, ambos estiveram em exposição no Museu até o final de janeiro 2014.

    http://www.peixesempeixes.blogspot.com.br