• ptpt
  • eses
  • enen
  • Johan Suneson

    #landskap #paisaje – As ações de re-contar histórias também conectaram o trabalho de Johan Suneson e Patrício Dalgo para desenharem suas paisagens junto com as crianças da comunidade de São José do Barreiro, cidade mais próxima a fazenda que sediava a residência. Johan ministrou oficinas em que convidava os participantes a traçar as linhas dos elementos que compõem uma narrativa. Esses olhares foram materializados em histórias em quadrinhos que, ao mesmo tempo, permitiam uma espécie de registro sobre a vivência local. Considerando a possibilidade de arquivar e ao mesmo tempo interagir com a experiência efêmera de algumas tardes de encontros, Johan organizou essas produções em um fanzine.”  Ananda Carvalho

    Histórias de São José do Barreiro

    Durante o tempo como residente, Suneson mergulhou na produção de desenhos em uma tentativa de apoximação a impressionante paisagem, transformando seus impactos visuais em desenhos, como atos de tradução. Johan dedicou-se também a charges relacionadas com suas experiências diárias a partir da imersão em São José do Barreiro.

    Oficinas

    Suneson e Dalgo trabalharam em colaboração com crianças e adolescentes em 3 oficinas. Johan retrabalhou seus próprios desenhos e os das oficinas em acetato para projeção. Dalgo e Suneson compartilharam histórias sobre a cidade, dos ditos e não ditos. Apresentam, no antigo cine-teatro da cidade, uma obra de livre improvisação de animação ao vivo com os projetores de Dalgo.

    “Foram criadas histórias sobre o dia-a-dia, a escola, o futebol, seu cotidiano e sobre o próprio sindicato. Criaram histórias curtas em quadrinhos com três imagens, respondendo às perguntas: “Quem?”, “Quando?” e “Como?”. Quem desenhava passava ao colega ao lado, que seguia trabalhando na construção da narrativa. Deste modo, elaborou-se uma narrativa conjunta a partir de um olhar coletivo sobre a cidade, seus cotidianos e seus desejos secretos. Com Patrício, transcrevi as histórias em quadrinhos construídas nas oficinas e cenas das suas próprias histórias em material fílmico, que foi utilizadas no live-cinema performance SJ-014.” Johan Suneson.

    sobre o artista:
    Suneson trabalha com pintura, desenho, escultura e performance como um modo de interpretar e relacionar-se com o mundo. Nas oficinas, a proposta foi dar espaço à imaginação dos adolescentes e crianças. O resultado deste trabalho são dois fanzines. Seu foco de interesse está em pinturas de paisagens, comics, sketches e histórias em quadrinhos, os quais utiliza para expressar encontros sociais e artísticos, assim como os preconceitos que temos quando temos que encarar o outro e o entorno.

    http://www.johansuneson.com